Considerada rara fora da Península Ibérica, a colecção de tapeçarias do PNA, tecida na manufactura de Santa Bárbara segundo cartões de Francisco de Goya , José del Castillo e Guillermo Anglois representa apenas uma parte do conjunto com esta proveniência que integrou no último quartel do século XVIII os bens da Coroa portuguesa.
O propósito do projecto de conservação, descrito neste artigo, foi, em termos gerais, retardar o inevitável processo de deterioração das tapeçarias, agravado não apenas pela sujidade e estado de degradação de toda a estrutura tecida mas também pelo processo de fixação das peças às paredes por meio de pregos.
Autores: Manuela Santana, Catarina Arruda, Fátima Godinho, Filomena Mira, Mariana Figueiredo. 2003, 8 pp., fotografias a cores
O propósito do projecto de conservação, descrito neste artigo, foi, em termos gerais, retardar o inevitável processo de deterioração das tapeçarias, agravado não apenas pela sujidade e estado de degradação de toda a estrutura tecida mas também pelo processo de fixação das peças às paredes por meio de pregos.
Autores: Manuela Santana, Catarina Arruda, Fátima Godinho, Filomena Mira, Mariana Figueiredo. 2003, 8 pp., fotografias a cores